Marc Márquez sobra no molhado e crava 1ª pole de Ducati na MotoGP na Espanha

Marc Márquez voou na classificação para o GP da Espanha, em Jerez, e se aproveitou da pista molhada e cravou a primeira pole com uma moto Ducati. Marco Bezzecchi e Jorge Martín completam a primeira fila do grid

A chuva que caiu pela manhã em Jerez bagunçou o grid da MotoGP. Com a pista ainda molhada, mas ensaiando ficar seca, os pilotos precisaram se adaptar às situações durante a classificação. No fim, Marc Márquez levou a melhor e cravou a pole com o tempo de 1min46s773, a primeira do #93 com uma moto Ducati e pela Gresini.

Marco Bezzecchi voltou a andar muito bem e se recuperou de um início de temporada apagado, ficando com a segunda posição. A primeira fila do grid do GP da Espanha ainda conta com Jorge Martín, atual líder do campeonato.

Depois de passar pelo Q1 e liderar boa parte do Q2, Brad Binder colocou a KTM na quarta posição, ao lado de Fabio Di Giannantonio e Álex Márquez.

Francesco Bagnaia foi discreto na pista molhada e garantiu apenas a sétima colocação no grid, com Franco Morbidelli, Enea Bastianini e Pedro Acosta completando o top-10. O Q2 ainda contou com Maverick Viñales e Aleix Espargaró em 11º e 12º lugares, respectivamente.

Marc Márquez conquistou a 93ª pole na carreira (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A largada da corrida sprint do GP da Espanha de MotoGP, em Jerez de la Frontera, está marcada para as 10h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Marc Márquez comanda TL2 marcado por lance bizarro com Martín

O tempo virou em Jerez de la Frontera, e a MotoGP precisou encarar uma manhã de sábado de pista molhada. Quando o TL2 começou, a chuva tinha dado uma trégua e era apenas uma garoa leve, mas o suficiente para manter o traçado andaluz ensopado. Quando os pilotos entraram na pista, os termômetros mediam 14°C, com o asfalto chegando a 17°C. A velocidade do vento era de 2 km/h.

Quando a pista foi liberada para contar os 30 minutos de sessão, os pilotos mão perderam tempo e deixaram os boxes de imediato, todos devidamente calçados com pneus de chuva.

Logo no início da sessão, porém, uma cena inusitada: Jorge Martín perdeu a viseira do capacete quando passava pela curva 5 e teve de voltar imediatamente para os boxes da Pramac.

Jorge Martín perdeu o visor do capacete logo no início do TL2 (Vídeo: Reprodução/TNT Sports)

Enquanto isso, Marc Márquez anotou 1min51s564 e se colocou no topo da tabela, 0s605 melhor do que Jack Miller, o segundo colocado. Maverick Viñales vinha em terceiro, seguido por Fabio Quartararo e Johann Zarco.

O mais velho dos Márquez baixou o tempo nas duas voltas seguintes, chegando a 1min48s631, 0s091 melhor do que Raúl Fernández, que aparecia em segundo. Aleix Espargaró era o terceiro, diante de Miguel Oliveira.

Com 1min49s249, Dani Pedrosa pulou para a terceira colocação, 0s618 atrás do ex-companheiro de Honda. Jack Miller também avançou e se colocou em quinto, mas logo foi superado por Pedro Acosta.

Na sexta volta nesta manhã, Márquez anotou 1min48s183 para sustentar a liderança, 0s539 à frente de Raúl. Maverick Viñales aparecia agora em terceiro, seguido por Pedrosa, Miguel Oliveira, Acosta, Aleix Espargaró, Miller, Álex Márquez e Augusto Fernández. Curiosamente, os dois Márquez eram as únicas Ducati no rol dos dez mais rápidos neste início de sessão.

Oliveira melhorou a marca logo depois e passou a ocupar a terceira colocação, com Martín também avançando para ocupar o nono posto.

Fabio Di Giannantonio" target="_blank">Fabio Di Giannantonio também conseguiu um bom passo e tomou o sexto posto, já mais de 1s atrás do líder Marc Márquez. Pedrosa, Aleix, Miller e Martín vinham atrás.

No decorrer da sessão, a chuva parou, o que foi permitindo a melhora nos tempos. No entanto, os slicks seguiam guardadinhos nos boxes das equipes.

A chuva parou ainda durante o TL2 em Jerez (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Depois de uma passagem pelos boxes, Di Giannantonio anotou 1min48s320 e pulou para a segunda colocação, 0s137 atrás de Marc Márquez, que seguia intocável no topo da sessão. Mais atrás, Franco Morbidelli avançou para nono, a 1s388 do piloto da Gresini.

Viñales conseguiu ser mais veloz para se instalar em quarto, logo à frente de Morbidelli, que pulou pata quinto, 0s692 atrás do ponteiro. Marc Márquez, aliás, vinha ensaiando baixar o tempo, mas ainda sem conseguir acertar toda a volta.

Faltando pouco menos de 4 minutos para o final, Marco Bezzecchi foi a 1min48s988 e tomou o sexto posto, com Francesco Bagnaia aparecendo logo depois para ser sétimo.

Marc Márquez deu uma escapadela da pista na reta final do TL2 (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

As posições, porém, não duraram muito tempo. Oliveira e Acosta subiram para quinto e sexto, derrubando Morbidelli para sétimo. Aleix ficou com o oitavo posto, com Bezzecchi e Martín fechando o top-10.

Pecco não entregou os pontos, baixou para 1min48s653 e avançou para terceiro, 0s470 atrás de Marc Márquez. O #93, então, abriu outra boa volta, mas não manteve o mesmo bom ritmo na metade final da pista andaluz e não conseguiu passar de 1min48s183.

Com a bandeira quadriculada tremulando em Jerez, Marc Márquez ficou com a liderança do TL2, seguido por Di Giannantonio, Bagnaia, Raúl Fernández, Viñales, Oliveira, Acosta, Morbidelli, Álex Márquez e Aleix Espargaró.

Q1: Morbidelli voa e avança na classificação acompanhado por Binder

A primeira parte da classificação em Jerez de la Frontera contou com Johann Zarco, Stefan Bradl, Luca Marini, Fabio Quartararo, Franco Morbidelli, Raúl Fernández, Dani Pedrosa, Takaaki Nakagami, Brad Binder, Joan Mir, Augusto Fernández, Álex Rins, Jack Miller e Miguel Oliveira.

Três pilotos da KTM tiveram de passar pelo Q1 (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Com 1min49s112, Brad Binder foi o primeiro a aparecer no topo da tabela, 0s173 à frente de Franco Morbidelli. Augusto Fernández vinha em terceiro.

No giro seguinte, Morbidelli saltou brevemente para a liderança, mas logo foi superado por um Binder 0s292 mais rápido. Zarco era agora quem vinha em terceiro, mas apenas brevemente, já que Raúl Fernández e Jack Miller passaram o ítalo-brasileiro.

Instantes depois, Oliveira foi a 1min48s735 e subiu para terceiro, a 0s007 de uma vaga na fase seguinte da classificação.

Com pouco mais de 5 minutos para o fim do Q1, Dani Pedrosa anotou 1min48s699 e tomou o segundo posto, só 0s073 mais lento do que Binder. Raúl desceu para terceiro, dentro da zona de eliminação por 0s029.

Depois de uma passagem pelos boxes, Oliveira foi a 1min48s418 e assumiu a liderança, 0s208 melhor do que Binder. Miller avançou para terceiro em seguida, mas caiu uma posição logo depois, já que Morbidelli enfiou 0s531 no tempo de Miguel para se instalar na liderança. O #21 foi o primeiro a entrar na casa de 1min47s.

Franco Morbidelli fez uma baita volta para garantir passagem ao Q2 (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Em volta, Binder foi a 1min47s949 e ocupou o segundo lugar, cortando para 0s062 a margem de Morbidelli na ponta. Zarco também foi mais rápido e avançou para terceiro, mas ainda distante de uma vaga na fase seguinte.

Binder, aliás, vinha baixando as parciais de Jerez, mas recebeu a bandeirada sem melhorar. Mesmo assim, o sul-africano avança ao Q2 acompanhando Morbidelli.

Zarco vai largar em 13º, seguido por Oliveira, Miller, Pedrosa, Raúl Fernández, Augusto Fernández, Bradl, Mir, Savadori, Marini, Quartararo, Nakagami e Rins.

Q2: Marc Márquez crava 93ª pole da carreira — a primeira pela Ducati na MotoGP

Aprovados no Q1, Morbidelli e Binder se juntaram a Bagnaia, Viñales, Bastianini, Acosta, Aleix Espargaró, Di Giannantonio, Bezzecchi, Álex Marquez, Martín e Jorge Martín na briga pela pole.

No início da fase final da classificação, uma pequena diferença na escolha de pneus. Todos usaram o médio de chuva na dianteira, mas Viñales, Binder e Aleix Espargaró colocaram a borracha média também na traseira, enquanto os demais optaram pelos macios.

Quando a primeira rodada de voltas rápidas foi concluída, foi Marc Márquez quem surgiu no topo, com 1min48s016, 0s512 melhor do que Pedro Acosta, o segundo colocado. Di Giannantonio era o terceiro.

Pedro Acosta teve flerte com a pole interrompido por queda (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na passagem seguinte, Binder foi a 1min47s807 e tomou a pole provisória de Marc por 0s209. Martín era agora o terceiro, com Acosta vindo na sequência.

O #93 logo abriu uma boa volta para tentar responder, mas levou um susto na saída da curva 10, precisou salvar a queda e acabou perdendo tempo, indo de imediato aos boxes da Gresini.

Depois de uma rodada de pit-stops, Acosta veio voando para saltar para a ponta, mas perdeu a dianteira da GasGas Tech3 na saída da curva 13 e caiu.

Enquanto isso, Bezzecchi foi a 1min47s044 e saltou para a pole, com Martín avançando para segundo, 0s337 mais lento. Di Giannantonio se juntou à primeira fila.

Marc Márquez, então, virou 1min46s773 e avançou para o topo da tabela, abrindo 0s271 de margem para Bezzecchi. Logo na sequência, o espanhol salvou mais uma queda, desta vez na curva 1.

Marc Márquez conquistou a 93ª pole no Mundial, a 65ª na MotoGP (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Mais atrás, Binder subiu uma posição e se instalou em quarto, 0s957 mais lento do que o tempo da pole.

Com a bandeira quadriculada tremulando em Jerez, Álex Márquez foi a sexto, tirando Bagnaia da segunda fila do grid. Ninguém conseguiu superar o mais velho dos irmãos de Cervera, que ficou com a pole.

MotoGP 2024, GP da Espanha, Jerez, Grid de largada:

1M MÁRQUEZGresini Ducati1:46.773 
2M BEZZECCHIVR46 Ducati1:47.044+0.271
3J MARTÍNPramac Ducati1:47.381+0.608
4B BINDERKTM1:47.730+0.957
5F DI GIANNANTONIOVR46 Ducati1:47.778+1.005
6Á MÁRQUEZGresini Ducati1:47.840+1.067
7F BAGNAIADucati1:47.962+1.189
8F MORBIDELLIPramac Ducati1:48.116+1.343
9E BASTIANINIDucati1:48.362+1.589
10P ACOSTAGasGas Tech31:48.528+1.755
11M VIÑALESAprilia1:48.595+1.822
12A ESPARGARÓAprilia1:49.417+2.644
13J ZARCOLCR Honda1:48.102+1.329
14M OLIVEIRATrackhouse Aprilia1:48.418+1.645
15J MILLERKTM1:48.672+1.899
16D PEDROSAKTM1:48.699+1.926
17R FERNÁNDEZTrackhouse Aprilia1:48.728+1.955
18A FERNÁNDEZGasGas Tech31:49.229+2.456
19S BRADLAprilia1:49.659+2.886
20J MIRHonda1:49.765+2.992
21L SAVADORIHonda1:49.860+3.087
22L MARINIHonda1:49.978+3.205
23F QUARTARAROYamaha1:50.100+3.327
24T NAKAGAMILCR Honda1:50.245+3.472
25A RINSYamaha1:50.302+3.529
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.